quinta-feira, 3 de março de 2016

SÉRIE/ TV: Série sobre Apocalipse estreia esta semana



Nos últimos anos os seriados tem sido umas das principais formas de entretenimento. Devido à popularização mundial da internet e a avidez do público, sobretudo os mais jovens, por esse tipo de produção, alguns rompem barreiras e fazem sucesso mesmo que nunca sejam exibidos em TV aberta.

A produção anglo-americana You, Me and the Apocalypse [Você, eu e o Apocalipse] estreou no ano passado na Europa, exibida pelo canal Sky, e esta semana vai ao ar pela NBC, emissora com as maiores audiência nos Estados Unidos.

Como o nome sugere, a temática é o fim do mundo. Não como a Bíblia o descreve, mas mesmo assim, o roteiro faz muitas menções ao apocalipse bíblico. Em resumo, a narrativa é que o mundo chegará ao fim em 34 dias. Nesta data, um cometa gigantesco atingirá a Terra.

O fim está próximo e não há nada que possa ser feito para evitá-lo. A vida no planeta está rumando à extinção. Enquanto o governo possui um plano para salvar um número limitadíssimo de seres humanos (incluindo o presidente), a maior parte da população mundial está em pânico.

No interior da Inglaterra, um grupo de pessoas aparentemente aleatório acaba se reunindo em um bunker preparado para esse tipo de ocasião.

O condutor da história é Jamie (Mathew Baynton), um bancário de uma pequena cidade e sua família. Isso inclui o irmão gêmeo Ariel (Mathew Baynton), um terrorista cibernético inescrupuloso.

Ao mesmo tempo, mostra as tentativas do padre Jude Sutton (Rob Lowe) e da freira Celine (Gaia Scodellaro) para identificar o falso profeta que preparará o caminho do anticristo.

Misturando comédia e aventura, os episódios mostram diferentes tentativas humanas de lidar com a ideia do fim de tudo. De um lado, multidões se entregam a arrastões, violência indiscriminada, suicídios, orgias e festas. Do outro, muitos tentam “arrumar” suas vidas já que em breve terão de prestar contas a Deus.

A minissérie tem apenas 10 capítulos numa única temporada. Os roteiristas colocam o padre Jude explicando algumas questões escatológicas ao mesmo tempo que luta contra a corrupção na igreja. Em alguns episódios a esperança de uma intervenção divina é tratada.

Há locações em Roma (Vaticano), nos Estados Unidos e na Inglaterra. Apesar do tom ácido pelo qual a religião em geral é vista, a minissérie apresenta algumas reflexões sobre a condição humana e a religiosidade em geral.

A co-produção da Inglaterra-EUA mostra que mesmo em países onde a igreja cristã vive um declínio, a ideia de um juízo final e o que isso significa continua bem presente no imaginário.

O evangelho não é apresentado de forma clara e o Apocalipse na telinha não tem uma grande tribulação nem as pragas mencionadas no último livro da Bíblia. Mesmo assim, pode promover uma porta para os cristãos debaterem sobre o tema com aqueles que acreditam no fim do mundo, mas não sabem o que a Bíblia diz a respeito. 

Com informações de WSJ e Charisma News
Fonte: Gospel Prime

0 comentários: