quinta-feira, 20 de junho de 2013

FILME/ NOTÍCIA: Novo longa do Super-Homem investe no público cristão

Imagem: Divulgação 

A produção de ‘Homem de Aço’ quer arrebanhar fiéis para a causa do Super-Homem, informou matéria publicada no site do Globo nesta terça-feira (18), tanto que os estúdios da Warner Bros. estão divulgando o longa estrelado por Henry Cavill para grupos cristãos. Segundo a CNN (que faz parte do mesmo grupo de mídia da Warner Bros.), a iniciativa inclui sessões fechadas para pastores e influenciadores religiosos, a edição de trailers com cenas relacionadas a fé e até um sermão de nove páginas, redigido por um teólogo sob encomenda da produção, para orientar padres em suas missas.

“Como a história do Super-Homem pode despertar nossa paixão pelo maior herói que já viveu, morreu e ressuscitou?”, diz uma passagem do sermão. Os esforços do estúdio nesse sentido contradizem as afirmações do diretor de Zack Snyder e do astro Henry Cavill feitas durante os eventos para divulgação do filme para a imprensa no começo do mês, em Los Angeles (EUA). A dupla negou veementemente que as semelhanças com a história de Kal-El/Clark Kent/Super-Homem com a de Jesus Cristo, apontadas desde a época em que o herói só habitava os quadrinhos, tenham sido acentuadas no filme.

“Pode até ser que o Super-Homem tenha um background inspirado na história de Jesus, mas isso não significa que eu tenha encarnado o Super-Homem como se ele fosse Deus. Acho que o público tem que tirar suas próprias conclusões. Tem gente que nem nota essa semelhança, mas tem gente que pega de primeira. Se há ou não referências propositais, isso é com o Zack. Ele é o chefe”, explicou Cavill.

Snyder, por sua vez, fez coro: ”A relação entre Super-Homem e Jesus Cristo não é algo que inventamos com esse filme. Isso vem sendo falado desde que o personagem foi criado. Para ver as ligações, depende da experiência de cada espectador”.

Quando questionado que até a idade do personagem, 33 anos, fazia referência à bíblia, Cavill respondeu com um simples “e daí?”. Mas parece mesmo que o estúdio não tem o discurso alinhado com o dos criadores do filme. A estratégia de marketing entre os religiosos, aliás, tira uma pulga de trás da orelha dos jornalistas que participaram da coletiva de imprensa com os astros do filme, produtores e diretor: ao lado de representantes da imprensa do mundo todo, havia uma freira, coisa bastante incomum neste tipo de evento.
Outros filmes que também usaram da mesma estratégia de divulgar suas mensagens de fé e esperança junto a grupos religiosos foram “Os miseráveis”, “Um sonho possível” e “Soul surfer – Coragem de viver”.

Fonte: O Globo

0 comentários: