quarta-feira, 8 de agosto de 2012

RESENHA/ LIVRO: Paulo - uma ficção, de Renato Alexandre [Ed. Ágape]

Ficha Técnica
Titulo: Paulo - Uma ficção
Autor: Renato Alexandre
Editora: Ágape
Páginas: 264
Lançamento: 1/1/2011

Adquira esse livro no site da editora: AQUI.

SINOPSE: A história missionária mais famosa de todos os tempos agora é contada e ambientada em nossos dias. Poder, fama, ganância, falsos ensinos e falsos líderes, amor e ódio, tudo isto cerca a vida deste que foi, depois de Jesus Cristo, o maior homem que já pisou nesta terra.


Acompanhe o jovem pastor Paulo em aventuras e viagens, enquanto ele, de perseguidor do Evangelho, torna-se seu defensor mais destemido. Suas fraquezas e sua coragem em demonstrar o poder do Evangelho de Jesus Cristo, o poder que tudo transforma e convence, estão desvendados nas páginas desta incrível aventura.


Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus (Mt 5:10)
_____________________________

Chegou há algum tempo esse livro para eu ler e postar a resenha aqui no blog e, como tinha alguns livros para ler ainda, demorou um pouco para por aqui as considerações sobre essa obra de Renato Alexandre, publicada pela Editora Ágape.

Como poderia ser contada a história do apóstolo Paulo nos tempos atuais? Quais seriam seus desafios? Se ainda fosse o "velho homem" perseguidor da igreja, como seria? Como seria o seu encontro com Jesus e como se daria a frase já conhecida "Paulo, por que me persegues?" ? O autor Renato Alexandre imaginou tudo isso e desenvolveu uma história onde Paulo faz parte de uma conhecida igreja em Damasco, a igreja Nova Vida, que tem como seu líder um pastor conhecido como Dr. Carlos Andrada. Paulo é um jovem pastor dessa igreja, comprometido com Helena, filha de outro pastor que é mão direita de Andrada.

Paulo é apontado por Andrada para supervisionar a construção de um megatemplo que a igreja está construindo e escolhido para ser o pastor desse templo assim que este ficar pronto. A costrução desse templo é visto com maus olhos por outros pastores, aqui representados pelos pastores Tiago, Barnabé, Pedro e outros. Paulo então passa a ser pressionado por Andrada para perseguir esses pastores. Estevão, como no relato bíblico, é o primeiro a pagar com a vida o preço por sua convicção de fé. A partir daí Paulo começa a duvidar da forma como os líderes de sua igreja agem em nome de Deus, mas ainda assim persegue os pastores que são contra os pensamentos ambiciosos de Andrada. Até que após um grave acidente Paulo ouve a voz de Jesus.

Os problemas de Paulo começam a partir daí, quando passa a se posicionar contra as ideia do líder da Nova Vida e se alia aos "hereges" Tiago, Filipe, Pedro e demais pastores. Vemos então o perseguidor Paulo se tornando perseguido e viajando de forma missionária juntamente com Barnabé e Lucas às cidade vizinhas levando o Evangelho de Cristo.

O que se nota nesse livro é a forte crítica contra a teologia da properidade e a construção de megatemplos. A luta dos pastores para levar uma pregação de arrependimento e salvação ao invés de conquista de bens materiais se torna notório, desde o prefácio do autor:

Paulo - uma ficção reflete toda a essência daquilo que deveria ser a busca do cristão, a saber, procurar viver de acordo com a vontade de Deus. Este livro também revela o coração daqueles que não vivem segundo ditames e regras de líderes religiosos inescrupulosos e corruptos, antes buscam pautar sua vida cristã segundo o evangelho de Jesus Cristo.

Um livro interessante que tenta inovar, trazendo o apóstolo Paulo aos dias de hoje, de paletó e carro importados, noivo, pastor de uma igreja, mas com grandes missões para realizar. Recomendado.

Abaixo deixo a capa da continuação desse livro: O prisioneiro do Senhor. Mais uma boa obra para os leitores cristãos. Veja:


Em breve postaremos mais informações sobre esse novo livro.

0 comentários: