quarta-feira, 25 de maio de 2011

RESENHA: A Negociadora, de Dee Henderson (United Press)

Ficha Técnica
Título: A Negociadora
Título original: The Negotiator
Autora: Dee Henderson
Editora: United Press
Ano: 2003
Páginas: 404

Sinopse: Kate O'Malley, policial especializada em negociações que envolvem reféns, altos riscos e ameaças, tornou-se quase uma lenda por sua habilidade em obter acordos bem sucedidos, mesmo desafiando as condições mais desesperadoras e chocantes.
 
Desde seu primeiro encontro, resultante de um assalto a banco, Kate e seu colega, o agente do FBI Dave Richman, atuam em parceria. E, embora dotados de personalidades antagônicas, sentem um pelo outro uma inexplicável atração. Dave, por exemplo, tem tudo para perder sua fé em Deus, mas não a perde; enquanto Kate é a própria descrença em pessoa. Mas será que, diante de uma situação tão inusitada que se lhes apresenta, conseguirão juntos enfrentar e superar os perigos que os aguardam? Como poderá Dave abrir mão da necessidade de proteger Kate, se justamente o trabalho dela é o de arriscar constantemente a própria vida?
Uma coisa, porém, Dave não tem como evitar: que um segredo de Kate O'Malley venha à tona, do passado, para persegui-la - e até ameaçá-la de morte.



Bem... por onde eu começo? Pelo começo seria ótimo, você pode dizer. Mas não é tão fácil para mim resenhar esse livro, pois vi muitas resenhas falando bem dele, e, na verdade, tenho algumas ressalvas a fazer.

Primeiro devo dizer que a autora escreve muito bem e sua ideia para o livro é interessante. Fiquei fascinado com a família O'Malley, a família da protagonista Kate. Cada um com sua particularidade, anseios, problemas (ainda não revelados nesse volume, salvo o problema da mais nova - Jennifer) mas, acima de tudo, unidos, não importa qual for o momento. Conhecemos, além de Kate, os irmãos Marcus, Jack, Stephen; e as irmãs Lisa, Rachel e a caçula Jennifer. O interessante é que nenhum deles tem relações de sangue, mas todos decidiram formar uma família, depois de pararem no mesmo orfanato ainda crianças, adotando o sobrenome O'Malley. Grande sacada. Os momentos juntos, as reuniões, as brincadeiras são uma graça e dá um clima familiar ao livro.

Dave, um agente da CIA vê em Kate uma mulher de fibra, inteligente, decidida e, acima de tudo, racional. Isso faz com que ela veja Deus por um prisma pessimista. Se Deus existe, por que tanta desgraça acontece? Se Deus existisse, ela diz a Dave, eu não precisaria trabalhar. Dave é cristão e por isso prefere ficar na defensiva frente à Kate já que ela não compartilha de sua fé. Porém, isso não impede que seu coração passe a bater mais forte pela heroína.

Diante da perigosa profissão de Kate: negociadora, onde tenta convencer sequestradores ou assaltantes que acabam falhando e pegando reféns para tentar escapar da prisão, ela se vê sempre em perigo, seja em seu trabalho ou fora dele, já que alguns dos criminosos que ela ajudou a prender sentem-se à vontade para, de vez em quando, ligar para ela, deixando mensagens nada agradáveis.

Assim é a vida de Kate O'Malley, estresse e perigo. Além disso há um trauma na vida dela, do tempo de sua infância e que torna a assombrá-la.

Como falei, a história tinha tudo para deslanchar, mas não foi isso que aconteceu. Os diálogos, às vezes, eram enfadonhos, longos, desnecessários, até. Quando tinha muita informação por parte das investigações, confesso que me perdi um pouco, mas nada que não recuperasse depois. Eu esperava ação, mais suspense, mais intriga, mais nervosismo, mas não houve muito disso, mas sim algumas doses bem pequenas. Não irei dizer o que achei do final para não influenciar "ainda mais" aos leitores.

Em todo caso, o livro é interessante e, acima de tudo, trata do tema Deus e as atrocidades que acontecem na vida.

A série O'Malley é composta por sete livros: seis livros publicados e um disponibilizado na página da autora (e que já postamos aqui. No Brasil só foram publicados cinco. Abaixo, trazemos as capas dos quatro livros que saíram por aqui.


O outro livro, que não foi publicado no Brasil é The Rescue, que conta a história de Stephen. Eis a capa abaixo:

Abaixo a capa do livro Danger in the Shadow - o Prequel da série O'Malley, com a história de Jennifer:

3 comentários:

Felipe Fagundes disse...

Poxa, uma pena que você não tenha gostado desse primeiro livro. Eu achei O MÁXIMO! Já li até o quarto livro e por enquanto foi o melhor, na minha opinião.

Eu achei que foi tudo na medida certa, amei a família O'Malley e várias citações no livro. Kate é uma das minhas personagens favoritas até hoje.

PS: "Danger in the Shadows" não é a prequel da Jennifer. É um livro que conta a história da Sara, a irmã do Dave que aparece em "A Negociadora".

Gisele disse...

Que coisa que você achou mais ou menos...
Eu tenho muita vontade de começar a ler essa série, eu espero gostar.

Priscila Gonçalves disse...

eu tô curiosa pra ler essa série...
vejo tantas pessoas falando maravihas rs
vc é o primeiro menos empolgado com a história rs...