terça-feira, 4 de janeiro de 2011

RESENHA: A Viagem do Peregrino da Alvorada - Vol. V - As Crônicas de Nárnia‏


A Viagem Do Peregrino Da Alvorada - Cronicas De Narnia, As, V.5
Autor: LEWIS, C.S.
Editora: WMF MARTINS FONTES

Pág. 231

Compre esse livro clicando aqui
Sinopse: Lúcia e Edmundo, com seu odioso primo Eustáquio a tiracolo, embarcam numa incrível viagem de aventuras e descobertas, a bordo do imponente navio Peregrino da Alvorada. Rumo às Ilhas Solitárias, em busca dos sete amigos desaparecidos do pai do rei Cáspian, eles encontram um dragão, uma serpente do mar, um bando de criaturas invisíveis, um mágico e o próprio Aslam, o Grande Leão, que os presenteia com uma promessa muito especial.

 

Resolvi ler esse livro de C S Lewis antes de ter a oportunidade de assistir o novo filme. Não me arrependi, já que achei essa crônica a melhor até agora (falo das outras duas crônicas que deram origem aos filmes produzidos pela Disney).

 

Ao que parece, a cada crônica a linguagem vai ficando mais próxima da adulta, visto que em O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, a linguagem e o modo de narrar era muito infantil; isso foi se atenuando em O Príncipe Caspian; e nesse livro da série a narrativa, ao meu ver, ficou bem parecido com as aventuras de Galaás, Ulisses ou mesmo de Hércules, onde em cada parada do navio Peregrino, para abastecer-se de comida e bebida e buscar informações dos lordes desaparecidos, havia uma aventura inusitada.

 

Exemplos disso são: homens que viram dragões, ilhas onde existe um poço que quando se mergulha algo nela vira ouro e cresce a cobiça das pessoas que se aproximam, ilha com encantamentos através da leitura de um livro... e assim por diante.

 

Esses elementos míticos e fantásticos fizeram-me gostar muito desse volume e dizer que entre os três que li até agora, foi o melhor.

 

Ripchip revela-se uma figurassa nessa crônica e destaca-se por sua  delicadeza em relação aos seus reis e sua coragem diante dos perigos inimagináveis.

 

Devo ressaltar que no final, Aslam faz uma revelação muito interessante, onde diz que em nosso mundo, assim como em Nárnia, ele é conhecido, mas com outro nome. Seria mais uma referência que Lewis faz a Cristo?

 

É por isso, pela narrativa espetacular e também pelas aventuras inusitadas que As crônicas de Nárnia se destaca na literatura universal.

 

Recomendo com veemência.

1 comentários:

Priscila Gonçalves disse...

Essa é sem dúvidas a minha crônica preferida...
achei muito legal a relação que vc fez entre os outros contos desse tipo de aventura...
bem legal, gostei!

Bjoo

Pris